Smartvest



O smartvest é um projeto desenvolvido no âmbito do concurso Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho, no decorrer do ano letivo 2015/2016, através do qual foram integralmente desenhados e concebidos dois coletes (uma versão masculina e uma versão feminina) onde se instalou um circuito eletrónico também desenvolvido para o efeito, que inclui um microcontrolador e um conjunto de sensores, com toda a programação associada, necessária para dotar os coletes de um comportamento ativo.

Estes coletes permitem auxiliar os cegos a detetar obstáculos, emitindo avisos sonoros ou sinalização através de alarmes vibratórios. Permitem também auxiliar surdos, sinalizando através do mesmo sistema de alarmes vibratórios, sobre alterações no nível de ruído.

Trata-se de um projeto multidisciplinar, cujas atividades desenvolvidas se enquadram em diferentes áreas científicas e tecnológicas, destacando-se ao longo de todo o projeto uma abordagem no domínio das CTEM - Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, onde se contou, genericamente, com trabalho e investigação realizados no domínio da programação de computadores e de microcontroladores, da eletrónica, da matemática e da física.Para além das CTEM, centrais em todo o projeto, o trabalho realizado no domínio do design foi fundamental, genericamente no que respeita ao desenho, ao corte, confeção e costura dos coletes, elaborados de raiz para este projeto.
Desenho do colete

Colete Smartvest
O impacto deste projeto na motivação, no envolvimento e na profundidade das aprendizagens dos alunos foi enorme. Por um lado, tiveram oportunidade de aplicar e aprofundar conhecimentos, nomeadamente de matemática e de física. Por outro lado, adquiriram novos conhecimentos científicos e tecnológicos, de forma significativa, com os quais de outra forma não teriam contacto. Referimo-nos, por exemplo, à aprendizagem de conceitos de eletricidade e eletrónica para alunos de outras áreas, de programação de computadores, mas também de novos conhecimentos no domínio da física e da matemática. Tudo isto foi determinado pelas necessidades e exigências do projeto, pela vontade de superar obstáculos e de resolver problemas.
Voltar Topo